Segundo a consultoria Statista, 2014 é o primeiro grande ano de expansão no mercado de vestíveis. Não por acaso, ele marcou a entrada de uma série de competidores neste segmento – entre eles, ninguém menos que a Apple. Mas empresas menores também chegaram neste mercado tentando conquistar um pedaço do bolo, caso de Peeble, TomTom e, agora, do rapper Will.I.Am.

O integrante do grupo de hip hop Black Eyed Peas apresentou, nesta quarta-feira, seu relógio inteligente, chamado “Puls”. Entre seus diferenciais, aparece a possibilidade de fazer e receber chamadas sem o auxílio de um smartphone.

Esta não é a estreia do rapper no mundo da tecnologia. Ele tem cargo de consultor no quadro da Intel e também investiu na empresa Beats, comprada pela Apple por US$ 3,1 bilhões, em seus primeiros dias.

O relógio será o primeiro de uma linha de dispositivos inteligentes que Will.I.Am pretende lançar. Estão na lista de aparelhos com sua assinatura que devem chegar em breve uma mochila, um tênis e uma jaqueta. “Estamos olhando para o mercado por um ângulo que ninguém está olhando”, afirmou.

O segmento de vestíveis ainda está em fase inicial, mas deve crescer bastante já neste ano e nos próximos. Segundo números da consultoria americana CCS Insight, em 2014 serão 22 milhões de unidades vendidas. Em 2018, 250 milhões.

Os números, no entanto, não parecem preocupar Will.I.Am. Tanto que ele afirma que não vê a Apple como uma competidora. “Ela é uma empresa que me inspira a criar produtos”, afirmou. “Eu sou do mundo da música. Nunca vi o Michael Jackson como um competidor. Ele era uma inspiração.”