Ela fez sucesso nas redes sociais com suas dicas de beleza e de bem-estar, mas sentia falta de produtos mais eficazes. O caminho natural foi criar uma marca própria e desenvolver produtos que fossem realmente a sua cara. Com investimento de R$ 300 mil, Gabriela Pugliesi criou a Gaab Wellness, que em 2023 faturou R$ 12,5 milhões e já chegou a Portugal. Agora, sua meta é crescer 80%, com mais de 1 milhão de produtos comercializados no Brasil e no exterior, e receita global de R$ 22,5 milhões. Para chegar a esse resultado, a Gaab Wellness terá uma operação em Miami com vendas on-line em parceria com a Amazon. “A nossa expectativa é que as vendas fora do mercado nacional representem mais de 15% do nosso faturamento anual”, disse a CEO da companhia, que agora se apresenta como Gabriela Morais – depois de descartar o sobrenome Pugliesi. Ela não descarta a possibilidade de abrir pontos de venda físicos nos EUA após o teste no mercado digital. Com o segundo filho recém-nascido no colo, Gabriela falou à DINHEIRO sobre a expansão internacional e, claro, sobre a vida como mãe e empreendedora.

Como foi a mudança de Gabi Pugliesi, influenciadora, para Gabi Morais, executiva e empreendedora?
Eu comecei na internet muito sem querer, numa época em que nem existia ser influenciadora, ser blogueira. Sempre gostei de compartilhar tudo que eu achava legal, dar dicas. Então naturalmente quando eu entrei para o Instagram e comecei a postar essas coisas, era inovador. Comecei a ficar conhecida e a trabalhar com as marcas. Como contratada, eu me envolvia na operação e até mesmo dava ideia de produtos. Depois de dez anos fazendo isso, despertou em mim esse outro lado que ainda não era tão explorado.

Isso levou à Gaab Wellness?
Depois de tanto tempo trabalhando com marcas, chegou um momento em que entendi que eu gostaria de ter algo que fosse a minha cara. Com muito incentivo do Túlio [Dek, seu marido], criei a Gaab. Estou numa nova fase. me sinto muito mais madura. Então eu peguei o conhecimento desses anos todos, de tudo o que eu gosto e que minhas seguidoras consomem, estudei o mercado e, com dois parceiros, criamos a Gaab. É uma marca com produtos de que eu sempre gostei, mas que nunca tinham exatamente o jeito que eu queria. Tem a minha cara de ponta a ponta. Eu estou em todos os momentos, desde a ideia de produto e pesquisa de mercado, a pesquisa do que que vai ser feito de embalagem, a matéria-prima, tudo. Sou totalmente envolvida e descobri que eu amo fazer isso.

Onde você busca as ideias para os produtos?
Quando lancei a marca eu já tinha muitas ideias de itens que eu queria fazer, mas também nos baseamos em muita pesquisa de mercado para entender tendências. Existem ideias que surgem a partir de produtos que eu sinto falta no mercado e daqueles que eu gosto e nos quais me inspiro. Cerca de 80% dos SKUs [sigla para Stock Keeping Unit, algo como unidade de manutenção de estoque] que a gente lança vem da percepção que eu e o time temos da necessidade das mulheres, nosso público principal. Elas são muito engajadas com a marca e elas mesmas me ajudam muito no que querem, no que podemos fazer, no que podemos melhorar.

Qual o grande diferencial dos produtos em relação a outras marcas?
A gente fala até que é quase uma alquimia, porque todos são compostos por fórmulas que são blends, ou seja, são vários ativos misturados dentro de um único produto para que o efeito seja potencializado. O nosso carro-chefe, a Fórmula da Beleza, tem colágeno, um mix enorme de vitaminas e minerais, ácido hialurônico. Todos os itens são criados em laboratório por uma equipe de pesquisa de desenvolvimento de produto. A fase de testes dura um ano para avaliarmos a eficácia. Submetemos a testes de calor, de luz. Tudo para que nossas clientes tenham acesso a produtos com benefícios comprovados cientificamente. É quase uma arte.

Você diz querer transformar a vida das mulheres. Acredita que seus produtos fazem isso?
Todos os nossos produtos cuidam da mulher de dentro para fora. Eu digo que é o cuidado 360°. E com isso a gente devolve a autoestima, a beleza, é um tipo de transformação. Cada mulher tem a sua particularidade que incomoda, pode ser o cabelo, a mancha na pele, a flacidez, e nossos produtos são pensados para devolver, de alguma forma, a segurança que essa mulher está buscando.

Vocês já pensam em abrir o capital?
Ainda não estamos pensando nisso. Inclusive a gente nem teve investimento, nunca fizemos rodadas de captação. Nosso foco hoje é aumentar o portfólio de produtos. Para isso, tudo que entra em caixa a gente reinveste em novidades e em marketing. A expectativa para 2024 é crescermos em 80%, chegarmos a um portfólio de 35 SKUs, alcançarmos uma receita de R$ 22,5 milhões e mais de 1 milhão de produtos vendidos. Além da Gaab Wellness, você também está envolvida em outras marcas, você é mãe, tem a sua rotina.

Como surgiu o plano de expansão internacional da empresa?
Por conta do meu sócio Eduardo Vanzak, que também é cofundador e coCEO da Desinchá, já tínhamos uma porta aberta em Portugal, que decidimos explorar. Em 2023, com um ano de operação, Portugal foi responsável por quase 10% da receita total e deve crescer em 50% este ano. Já para os EUA, vimos a oportunidade por conta de termos uma base forte de consumidoras na região de Miami. Então, depois de fechar 2023 com um faturamento total de R$ 12,5 milhões, entendemos que podíamos apostar na expansão. Já temos um escritório na região e as vendas serão, a princípio, pela Amazon. Nossa expectativa é que as vendas fora do mercado nacional representem mais de 15% do nosso faturamento anual.

Você acabou de dar à luz pela segunda vez. Como conciliar a maternidade e a vida de empresária?
Eu só consigo porque tenho uma rede de apoio muito forte. Minha mãe me ajuda muito, o Túlio é um pai super presente e a gente se ajuda muito. O melhor é que eu sou uma pessoa do dia e ele da noite, então a gente consegue conciliar. Tem também o fato de eu ter flexibilidade no trabalho, então consigo ficar em casa. Além disso, eu sempre fui uma pessoa que consegue, e gosta, de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, as vezes é difícil pra eu entender que está tudo bem não fazer nada, ou uma ou outra coisa. Só quem é mãe sabe, a gente tira forças sabe-se lá de onde.

Qual seu conselho para quem quer empreender, em especial mulheres?
Faça algo no qual você acredita, que tenha propósito. Quando você acredita no que faz, dá um jeito de que aquilo aconteça. Estude o seu mercado, vá além do óbvio. A razão e a emoção têm de estar bem equilibradas para o seu negócio dar certo.

O que podemos esperar da Gabi Morais para o futuro?
Além de muitas novidades na Gaab Wellness e no Ritua, um aplicativo de bem-estar e fitness que lançamos há três meses, também tenho planos de fazer algo voltado para mães solo e que precisam de apoio. Esse é um público que eu sinto, de coração, que quero ajudar. Há muita gente precisando e pouca coisa sendo feita por elas.