Destaque na Gestão: Governança Corporativa – RD Raia Drogasil

O negócio da RD Raia Drogasil é cuidar da saúde. Até aqui, nenhuma novidade. Mas esse cuidado com a saúde vai muito além de vender medicamentos. Nos últimos anos, a companhia tem se dedicado também a cuidar da saúde de seus negócios, das políticas internas e da relação saudável com seus fornecedores. É o que afirma Flavio Correia, diretor de Relações Institucionais e com Investidores da empresa. “A governança corporativa é um dos pilares mais importantes da RD, uma vez que a empresa considera que negócios saudáveis também contribuem para uma sociedade mais saudável”, afirmou o executivo.

Para isso, segundo Correia, a empresa adota:
 regimentos internos,
códigos de conduta,
programas de integridade,
• políticas que vão de investimento social a engajamento de stakeholders, passando por privacidade e comunicação responsável.

Tais práticas levaram a RD Raia Drogasil à primeira colocação em Destaques da Gestão na categoria Governança Corporativa.

De forma prática, a RD criou comitês para tratar de temas essenciais da empresa:
• finanças,
• auditoria,
• pessoas,
• sustentabilidade,
• estratégias,
• e negócios de saúde.

A companhia desenvolveu ainda uma política de remuneração para a alta administração alinhada às práticas de mercado e sistemas de gestão e governança corporativa. E outra política de remuneração variável para todos os funcionários elegíveis ao Programa de Participação nos Resultados baseada no cumprimento de metas de sustentabilidade.

Todas essas iniciativas foram reconhecidas pelo Novo Mercado, segmento especial de negociação da B3 que concentra as empresas que adotam as mais avançadas práticas de governança.

Essa cartilha de boas práticas internas foi pensada, segundo Correia, para alinhar a empresa à sua missão principal: cuidar das pessoas.

“A estratégia é focada em reduzir a distância entre o farmacêutico, o cliente e suas necessidades. A experiência e a conveniência do cliente importam muito no momento de inovarmos.”
Flavio Correia, diretor de Relações Institucionais e com Investidores

A RD Raia Drogasil tem 1,4 milhão de clientes assíduos digitalizados. Hoje, o digital já responde por 15% das vendas da empresa e a tornam a nona maior plataforma de varejo digital do Brasil, com mais de 500 milhões de acessos por ano.

O plano de expansão das farmácias físicas seguirá forte em 2024, com previsão de abertura de 260 novas unidades em todo o País. Outras 260 estão previstas para 2025, totalizando 520 novas filiais até o fim deste período.

“Nosso objetivo é construir um ecossistema completo de saúde que proporcione oportunidades de cuidado e mudanças de hábitos na vida das pessoas”, afirmou Correia.

“A estratégia se baseia no engajamento dos clientes, entendendo seu perfil e sua jornada, e oferecendo uma experiência e um patamar de execução únicos tanto nas farmácias quanto nos canais digitais.”