03/02/2025 - 13:37
O real apresentou a segunda maior valorização em ranking elaborado pela Elos Ayta Consultoria com a comparação de 27 economias globais. A moeda brasileira avançou 6,41% em relação ao dólar comercial e de 6,21% considerando a cotação do dólar Ptax.
+Quanto rendem R$ 1 mil, 5 mil e 10 mil em aplicações com a Selic em 13,25%
O real fica apenas atrás do rublo russo, que teve uma valorização de 12,09% no mês. Veja o ranking completo:
Câmbio de países emergentes em destaque
A consultoria destacou como o levantamento revela um momento positivo para as moedas de países em desenvolvimento. “Com os Estados Unidos se aproximando de um possível ciclo de cortes de juros, investidores têm buscado oportunidades em economias emergentes, impulsionando ativos locais, incluindo a bolsa de valores brasileira”, diz o estudo.
Atrás do real estão o peso colombiano (alta de 5,09%), o shekel israelense (2,24%) e o yuan chinês (1,53%).
A alta da moeda brasileira, no entanto, fica muito aquém da queda apresentada no ano passado. Em 2024, o câmbio brasileiro teve a pior desvalorização frente ao dólar entre as economias do G20, com uma queda acumulada de 21,82% segundo outro levantamento da Elos Ayta.
“O que estamos vendo no momento é um cenário de repique”, analisa o CEO da Boost Research, André Franco. “No entanto, essa valorização parece mais uma exceção dentro de um contexto de desvalorização contínua. O cenário futuro tende a ser mais desafiador, com o Brasil perdendo terreno para o dólar e, possivelmente, para outras moedas de mercados emergentes.”
‘Tarifaço’ de Trump derruba moeda no 1º pregão de fevereiro
Já o mês de fevereiro começa com forte queda da moeda brasileira, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma série de tarifas sobre as importações do Canadá e do México no país. “A expectativa inicial do mercado é de uma pressão inflacionária no curto prazo, o que também contribui para a alta das cotações”, disse Bruno Cordeiro, analista de Inteligência de Mercado da StoneX.