12/02/2003 - 8:00
Ele chega ao Rio de Janeiro em fevereiro do ano que vem. Com 12 andares, comporta 2.620 passageiros e tem 1.253 tripulantes. Os restaurantes são 10, do luxuoso Brittania ao singelo Boardwalk Cafe. Nas suítes reais há jacuzzis de mármore e mordomo exclusivo 24 horas. Todos podem utilizar o spa, as várias piscinas, os dois teatros, o cassino e até um planetário. Tudo isso é só uma amostra do que será o Queen Mary II, o novo transatlântico de US$ 800 milhões da centenária companhia inglesa de navegação Cunard.
Como seu nome diz, ele descende de outra embarcação, o lendário Queen Mary, lançado em 1936 e aposentado em 1967, quando virou museu e hotel flutuantes na Califórnia, Estados Unidos, onde está até hoje.
O Queen Mary II foi desenhado para ser o maior e melhor em tudo. São 345 metros de comprimento e 72 de altura. Seus geradores são capazes de produzir energia suficiente para uma cidade de 200 mil habitantes e seus motores tem potência equivalente à de 1.570 automóveis. Seu apito pode ser ouvido a uma distância de quase vinte quilômetros.
Ao assombro de ver tal máquina chegando ao porto seguirá outro com as acomodações e serviços oferecidos aos passageiros. Além do serviço 24h e banheiras de mármore, as melhores suítes têm academia esportiva particular, camas king size e até elevador privativo. E quem não gosta de ficar em lugares apertados pode reservar uma das duas suítes de dois andares, as Grand Duplex, um espaço de mais de 200 metros quadrados. Além disso, a viagem dos sonhos terá também jardim de inverno, teatro de 500 lugares, sete salas de aula com internet e sistema de TV interno, entre outras coisas.
Esse luxo todo não significa que as cabines mais simples sejam ruins: 75% delas têm vista para o mar com varanda privativa.
O preço disso? Por pessoa, de US$ 2.200 (cabines), a US$ 35.600 (suítes Grand Duplex). Mas, se você fizer reservas com antecedência, há um bom desconto. Aproveite.