A maior vencedora olímpica brasileira da história, Rebeca Andrade também liderou a atenção nas redes sociais ao ganhar 8,7 milhão de novos seguidores em sua página no Instagram. Os dados são de um levantamento feito pela agência de marketing de influência NetCos para o site IstoÉ Dinheiro.

Dentre os 10 maiores crescimentos, 7 foram em páginas de atletas mulheres. A maioria dos destaques também foram vencedores de medalhas – o único atleta que entrou para o ranking sem pisar em um pódio foi o mesatenista Hugo Calderano.

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Segundo os dados, os atletas ganharam mais de 28 milhões em todas suas páginas somadas.  Confira o ranking:

AtletaPerfil InstagramCrescimentoSeguidores durante a cerimônia de aberturaSeguidores em 12/8/2024
Rebeca Andrade@rebecarandrade8.700.0002.700.00011.400.000
Flávia Saraiva@flavialopessaraiva4.000.0001.100.0005.100.000
Beatriz Souza@_beatrizsouzaar3.288.50011.5003.300.000
Rayssa Leal “Fadinha”@rayssalealsk82.800.0006.400.0009.200.000
Júlia Soares@juju_bsoares2.648.00052.0002.700.000
Gabriel Medina@gabrielmedina2.800.00011.400.00014.200.000
Lorrane Oliveira@loloo_santos1.756.000144.0001.900.000
Jade Barbosa@jade_barbosa1.142.000758.0001.900.000
Hugo Calderano@hugocalderano730.000270.0001.000.000
Caio Bonfim@caiobonfims452.90015.100468.000

Mais seguidores podem trazer mais investimento

O número de seguidores é normalmente associado a maiores chances de venda de espaço de publicidade. O canal de streaming de YouTube CazéTV chegou a fazer campanhas para aumentar a quantidade de fãs nos perfis dos atletas.

“A gente sabe que engajamento e número de seguidores é importante para uma posição de influência e relevância mais forte nas redes sociais”, disse Fabio Medeiros, Head de Conteúdo da CazéTV, ao portal F5.

Para Marta Cardoso, head de Data da NetCos, os seguidores são apenas parte do necessário para atrair mais marcas para anunciar com os atletas. Segundo a executiva, é preciso que os perfis consigam alcançar uma conexão real com seu público.

“Na conexão estabelecida a partir da identificação, a inspiração tende a representar taxas de conversão em campanhas publicitárias muito mais altas, o que aumenta o valor percebido do atleta”, explica Cardoso.

A executiva também destaca que, caso seja bem-sucedida a criação desta relação com o público, é possível que os atletas tenham ganhos por um tempo mais longo, inclusive após sua aposentadoria.

“Um atleta de elite tende a ter uma carreira ‘curta’ no esporte”, diz Cardoso. “Aqueles atletas que conseguirem criar conexão com esse novo público observarão seu trabalho reverberando além da visibilidade sazonal dos grandes torneios.”