O mais fiel dos aliados se rebelou no Congresso. Depois de perder a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o PP, há dois meses,  os republicanos vêm travando a nomeação dos relatores setoriais do Orçamento de 2012. De quebra, alguns deputados batem o pé para criar na Comissão Mista de Orçamento, um grupo de trabalho para monitorar as obras da Copa do Mundo de 2014. O governo fareja chantagem.

65.jpg

 

Aviação

 

Médio prazo

 

Conjunto de prioridades do governo até 2015, o Plano Plurianual (PPA), atualmente em fase de elaboração, conterá cinco medidas específicas para solucionar a situação dos aeroportos no País. Entre eles, um plano de incentivos para a aviação comercial regional e outro para investir nas deficientes estruturas dos terminais no interior.

 

66.jpg

 

 

Carne suína

 

Burocracia da China

 

A abertura do mercado chinês à carne suína brasileira, anunciada em abril, caminha a passos lentos. Os três primeiros frigoríficos autorizados receberam seus certificados sanitários há apenas 15 dias. E a liberação para outros dez está travada. Os empresários pedem ao Ministério da Agricultura que promova a ida de uma nova missão à China para agilizar o comércio.

 

67.jpg

 

 

Máquinas agrícolas

 

Pequenos lucrativos

 

Parceira do governo brasileiro no programa de crédito para agricultura familiar, a fabricante de máquinas agrícolas John Deere comemora sua estratégia de focar nos pequenos produtores,  comunicada pessoalmente à presidente Dilma Rousseff, pelo CEO mundial da empresa, Samuel Allen, há duas semanas. A participação da companhia no mercado de tratores leves,  no Brasil,  quase dobrou de 8%, em 2008, para 15%, neste ano.

 

68.jpg

 

 

BNDES

 

Torneira fechada

 

A oposição quer colocar um freio nas operações do BNDES com títulos da dívida pública. Uma emenda do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à LDO manda o Tesouro Nacional prever o valor dos aportes no Orçamento, de forma que fique claro o impacto da medida sobre a dívida pública bruta. O governo tentará derrubar a proposta.

 

 

Cena do Planalto

 

Churrasquinho na quadra

 

Programado para recepcionar sindicalistas que foram a Brasília participar de uma manifestação pela redução da jornada e o fim do fator previdenciário, o churrasco da Força Sindical, na terça-feira 5, incomodou os moradores vizinhos, mas foi prestigiada por políticos. O porco no rolete foi provado até mesmo pelo vice-presidente Michel Temer e pelo presidente da Câmara Marco Maia.

 

69.jpg

 

 

Notas

 

A hesitação das empreiteiras em participar da licitação do trem-bala não tem nada a ver com o custo da obra ou com o controle das tarifas. O que elas querem é dividir com o governo o risco geológico. Do jeito que está, terão que arcar com os custos de engenharia, que podem disparar com a perfuração dos túneis.

 

O governo do Burundi não perdeu tempo: aproveitou a campanha do governo brasileiro pela eleição de José Graziano para a direção-geral  da FAO para arrancar um acordo na área agrícola. O Burundi quer que o Brasil forneça não apenas a tecnologia, mas aconselhe quais produtos devem ser cultivados no país africano.