Levantamento realizado pelo aplicativo Papa Recall, que registra e avisa consumidores sobre comunicações das montadoras neste sentido, mostra que número de modelos de carros que foram chamados para reparo de algum problema no acumulado de janeiro a agosto deste ano cresceu 8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

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De acordo com o Valor Econômico, nos primeiros oito meses deste ano foram contabilizadas 52 campanhas de recall no Brasil, nas quais os sistemas de combustível e elétrico foram os principais responsáveis por esses chamados. O airbag surge em segundo, com 7 casos, seguido pelo sistema de freios com 6 campanhas.

Vinicius Melo, CEO do Papa Recall, disse ao Valor Econômico que o setor automotivo responde por mais de 70% das convocações de recall no Brasil.

Em agosto deste ano, quatro montadoras anunciaram quatro recalls de veículos no país, de acordo com o levantamento mensal do Papa Recall. O Nissan Sentra foi convocado para fazer ajustes nas luzes de freio. A Porsche convocou os proprietários do Porsche Macan para realizar ajustes em um problema detectado no sensor de ocupação do assento.

A BMW, por sua vez, abriu o chamado para recall de 11 modelos com 83 versões: BMW Linha M, Série 1, Série 3, Série 4, Série 5, Série 6, X1, X3, X4, X5 e X6. Foi identificado problema no sistema de airbag.

E a Chevrolet convocou os usuários brasileiros do Chevrolet Bolt em agosto para realizar um reparo devido à detecção de uma possível não conformidade nos módulos de bateria de alta voltagem.