Em razão do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé. A empresa, por sua vez, iniciou um recall preventivo.

O recall inclui lotes de latas com validade até 2027 das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

Veja aqui todos os lotes do recall da Nestlé

A Nestlé iniciou o recolhimento voluntário no Brasil, assim como no resto do mundoapós a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados.

O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.  

“Apesar de o Bacillus cereus ser comumente encontrado em matérias-primas e em alimentos, em alguns casos, ele tem o potencial de produzir substâncias, dentre elas a cereulide. A exposição à cereulide pode, em casos mais graves, causar vômitos persistentes, diarreia ou letargia incomum. Tais sintomas, quando se manifestam, geralmente aparecem logo após a exposição, em até 6 horas do consumo”, informou a empresa.

Segundo a Nestlé, nenhum caso de sintoma adverso foi relatado até o momento no Brasil ou “em qualquer parte do mundo”.

Os lotes que não são objeto deste recolhimento estão seguros para consumo e continuarão sendo vendidos normalmente. “Esse é um incidente isolado e, como parte dos nossos esforços contínuos para melhorar, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que não ocorra novamente”, acrescentou a Nestlé.

Veja a lista de lotes do recall da Nestlé

O que fazer

Se você utiliza produtos das marcas NestogenoNan SupremeNanlac SupremeNanlac ComforNan Sensitive e Alfamino, verifique o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis. Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os demais lotes desses produtos não foram afetados.

Os consumidores que tenham produtos dos lotes do recall devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com a empresa para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais falecom@nestle.com.br ou 0800 761 2500, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O lote e a data de validade estão gravados no fundo da lata, como mostra a imagem abaixo:

Nestlé anuncia recall global de fórmulas infantis em 25 países por risco de contaminação
Nestlé anuncia recall de fórmulas infantis por risco de contaminação

 

Quais sintomas devem ser observados?

Segundo a Nestlé, os sintomas podem incluir vômitos persistentes, diarreia ou letargia incomum, geralmente aparecendo em até 6 horas após a exposição.

Independentemente da presença de sintomas, os pais e cuidadores devem interromper o uso do produto.

“Se os sintomas não aparecerem, não há motivo para inquietação quanto a qualquer impacto na saúde. Se tiver alguma preocupação com a saúde ou nutrição da criança, recomendamos que o consumidor fale com o seu pediatra ou profissional de saúde”, orienta a Nestlé.