A Alphabet, dona do Google, registrou resultado decepcionante nas receitas com anúncios digitais durante a última temporada de férias. Segundo representantes do mercado financeiro em Wall Street, as ações da plataforma caíam mais de 4% nas negociações pós-mercado.

+Google corta centenas de cargos em equipe de publicidade

Uma das possibilidades avaliadas como fator para a queda está relacionada à concorrência enfrentada pela gigante de buscas. O Google enfrenta forte concorrência com players como a OpenAI, criadora do ChatGPT, e seu financiador, a Microsoft.

Para enfrentar as rivais, o Google está desenvolvendo um conjunto de modelos de inteligência artificial batizado de Gemini, que deve se tornar o principal rival do ChatGPT.

Recentemente, a empresa fechou um acordo para investir até 2 bilhões de dólares na startup de IA Anthropic, enquanto corteja clientes das grandes rivais do setor em nuvem Microsoft e Amazon. A companhia também está disponibilizando o Gemini para anunciantes, garantindo que seus investimentos continuem fluindo para o negócio de buscas do Google.

Ainda assim, a Alphabet enfrenta desafios. O impulso publicitário da IA ​​pode permanecer distante, em meio às preocupações de que incertezas geopolíticas e econômicas possam desencorajar compradores de anúncios.

Neste contexto, a Alphabet ficou aquém das expectativas em termos de receitas publicitárias, registrando 65,5 bilhões de dólares no quarto trimestre, enquanto analistas estimavam, em média, 66,1 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG. Um ano antes, a receita havia sido de 59,0 bilhões de dólares.

A Alphabet tem enfrentado forte concorrência por orçamentos publicitários de outras plataformas online, como Facebook, Instagram, TikTok e Amazon.com, além dos sinais econômicos mistos nos Estados Unidos.