Nesta segunda-feira (23), a Receita Federal abre uma consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Aproximadamente 200 mil contribuintes que tinham caído na malha fina do Imposto de Renda e acertaram as contas com o Fisco receberão receberão R$ 399 milhões, ao todo. Os valores serão depositados no dia 30 de novembro.

A relação dos beneficiados está publicada desde 10h de hoje (23) na página da Receita Federal na internet. A consulta também pode ser feita no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) e pelo telefone 146. As informações são da Agência Brasil.

+ Impostos não pagos causam prejuízo equivalente a uma reforma da Previdência por ano
+ Governo está mais convencido sobre problema do imposto sobre folha, diz Guedes

Para quem não teve a declaração liberada, o que fazer?
A Receita orienta os contribuintes a verificar as pendências no Portal e-CAC e a autorregularizar a situação por meio de declaração retificadora. O e-CAC pode ser acessado por meio de um código digital. Quem não tiver o código deve digitar o número do recibo das duas últimas declarações do IRPF.

Onde a restituição será depositada?
A restituição será depositada na conta informada pelo contribuinte na declaração. Quem não tiver informado a conta ou tiver informado o número errado deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Nesse caso, basta agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. O pagamento também poderá ser agendado no portal do Banco do Brasil.

Qual o prazo para fazer o resgate?
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la por meio da internet. O cidadão pode entrar na página da Receita e clicar em Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou ir ao e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.