A Receita Federal abrirá a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), na segunda-feira (24), às 9h. Os novos pagamentos abrangerão restituições residuais de exercícios anteriores. Ou seja, contribuintes que caíram na malha fina em 2021 ou anos anteriores, e depois acertaram as pendências com o Fisco, vão receber.

Receita Federal promove leilão com celulares, notebooks e PS5 

O valor referente ao lote residual do IRPF será colocado na conta cadastrada pelos contribuintes, no dia 31 de janeiro. No total, 240.744 pessoas deverão receber o lote residual, somando R$ 281.936.411,15.  Do total, R$ 96.664.742,30 serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal de recebimento da restituição, como idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, cidadãos com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave e profissionais que têm como maior fonte de renda o magistério.

Para consultar a restituição, é necessário entrar neste link, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Os únicos dados solicitados pelo site são: CPF e data de nascimento.

Caso o crédito do lote residual não seja depositado, por motivos como encerramento de conta no banco cadastrado pelo contribuinte, os valores ficarão disponíveis por 12 meses no Banco do Brasil, para resgate.