03/03/2022 - 17:08
Mais uma tentativa de golpe envolvendo o nome da Receita Federal vem sendo executada no país. Dessa vez, alerta a Receita, os golpistas estão utilizando informações a respeito de restituição de impostos para lesar os cidadãos.
+ IRPF 2022: Como fazer a declaração pelo computador ou celular
A instituição alerta para os cuidados com as comunicações enviadas por e-mail. As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail ou mensagens. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou certificado digital.
Com um assunto apelativo de “Saque Imediato”, eles usam termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para lesar os contribuintes.
Vale lembrar que na segunda-feira (7), a Receita Federal vai disponibilizar o Programa Gerador da Declaração (PGD). Os contribuintes brasileiros têm até o dia 29 de abril, às 23h59, para entregar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de 2022.
A estimativa de Receita é de receber cerca 34,1 milhões de declarações, sendo que 60% devem ter valor a restituir.