24/10/2025 - 10:13
A Receita Federal abriu nesta sexta-feira, 24, a consulta a novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2025. O lote de restituições de outubro do IR 2025 contempla 248.894 contribuintes e soma R$ 602.957.179,71. O pagamento será feito na próxima sexta-feira, 31 de outubro.
“Esse lote contempla restituições de declarações 2025 transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes, além de restituições residuais de exercícios anteriores”, informou a Receita.
Para saber quem entrou no lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
+ Reforma do IR: trabalhador terá ganho extra de até R$ 4 mil por ano; veja simulações
Quem entrou no lote de outubro
- 6.627 restituições para idosos acima de 80 anos
- 36.714 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos
- 5.040 restituições para pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 10.871 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 158.775 restituições para quem optou pela declaração pré-preenchida e/ou por receber a restituição via Pix
- 30.867 restituições a contribuintes não prioritários
Como saber se caí na malha fina
Cair na malha fiscal (“malha fina”) não significa que sua declaração esteja errada, mas talvez você tenha que comprovar algumas informações declaradas.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas por você e as informações apresentadas pelas outras entidades, sua declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.
Para verificar a situação, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” , e depois “Extrato do Processamento”. O contribuinte também pode fazer a consulta pelo e-CAC.
No item “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. Corrigindo o erro ou pendência, basta enviar uma declaração retificadora, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.
