A Receita Federal divulgou neste sábado, 1° de junho, o balanço final da entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024.

Até às 23h59 do dia 31 de maio, prazo final para envio, foram recebidas 42.421.153 declarações. A meta anunciada pelo governo um total de 43 milhões. O total, entretanto, representa uma alta de 2,9% em relação ao número de declarações entregues em 2023. No ano passado, foram recebidas 41.151.515 declarações dentro do prazo de envio.

+ Perdeu o prazo da declaração do IR 2024 ou enviou com erro? Saiba o que fazer

Neste ano, 41% dos contribuintes utilizaram a pré-preenchida, enquanto em 2023 apenas 23,9% utilizaram esse recurso durante todo o período de entrega da declaração.

Quem perdeu o prazo e enviar a declaração a partir de agora terá que pagar multa.

Vale lembrar que, para domiciliados nos municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o prazo de entrega se estenderá até 30 de agosto.ita. A lista das cidades pode ser consultada aqui.

“Não tivemos nenhum problema tecnológico, não tivemos nenhuma sobrecarga, nenhuma indisponibilidade. Foi um dos anos que temos somente que nos orgulhar, isso mostra a estabilidade de todo o processo que construímos até agora”, afirmou o supervisor nacional do programa do IRPF, auditor-fiscal José Carlos Fonseca.