A Receita Federal paga, nesta sexta-feira, 29, o último lote da restituição do Imposto de Renda. Dessa vez, no entanto, após a mudança na taxa Selic, quem for restituído receberá o valor corrigido em 4,28%, conforme indica o calendário do órgão. Estão previstos 1.261.100 contribuintes para receber valores neste lote.

Por exemplo: quem for receber R$ 200 de restituição, com a correção, o valor muda para R$ 208,56. No pagamento do lote anterior, a correção foi de 3,14%. O novo reajuste acontece após o Banco Central (BC) baixar a taxa de juros para 12,75% ao ano.

+ Receita abre consulta ao último lote de restituição do IR; veja quem recebe

A restituição é feita na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando este link, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não receba a restituição, vale verificar se não caiu na malha fina. A Receita informou que 1,3 milhão de contribuintes ficaram nesta situação. O contribuinte pode consultar a situação da declaração pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets).