Um aplicativo de comércio eletrônico bateu recorde histórico de reclamações no Procon: foram quase 60 mil apenas no último mês de outubro, de acordo com informações divulgadas pelo “Fantástico”, da TV Globo.

O Facily funciona desde 2018, possui uma base de 10 milhões de usuários cadastrados e atende em 7 estados brasileiros e o Distrito Federal. Além de São Paulo, que lidera a quantidade de queixas, ainda há denúncias de consumidores que não receberam os itens comprados na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

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No total foram 150 mil registros no Procon apenas neste ano. Segundo o telejornal, o Procon estuda a suspensão da plataforma, o que é previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o Ministério Público (MP) vai abrir um inquérito para investigar a empresa.

Segundo o Procon, nunca houve tanta reclamação de um mesmo fornecedor em um período de seis meses.

Em sua defesa, a Facily alega que a grande quantidade de pedidos prejudicou o funcionamento e a entrega dos produtos, o que consideram inaceitável. O marketplace promete entregar todos as compras ou devolver o dinheiro aos consumidores que não receberem seus produtos.

Foram tantas as queixas que o grupo Facily Reclamações, criado no Facebook, já conta com mais de 47 mil pessoas.

No Facily, que promove um esquema de compras em grupo para oferecer descontos, é possível adquirir produtos de diversos segmentos: de hortifruti a eletrônicos, por preços que seriam de atacado.