O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 9, que fará uma pausa em muitas de suas novas tarifas por 90 dias, mesmo quando as aumentou ainda mais sobre as importações da China.

A súbita reversão de Trump ocorreu menos de 24 horas depois que novas tarifas pesadas começaram a ser aplicadas às importações de dezenas de parceiros comerciais. As novas barreiras comerciais afetaram os mercados, aumentaram as chances de recessão e provocaram respostas retaliatórias da China e da União Europeia.

Trump disse que aumentará a tarifa sobre as importações chinesas para 125% em relação ao nível de 104% que entrou em vigor à meia-noite. Ao mesmo tempo, ele disse que reduzirá as tarifas de outros países que também estão sujeitos a seus novos impostos específicos.

“Autorizei uma pausa de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com vigência imediata”, escreveu Trump nas mídias sociais.

Não está claro se a pausa vale para todos os países, incluindo aqueles com tarifas básicas de 10%, como é o caso do Brasil, e que entraram em vigor no último dia 5 de abril.

O novo aumento de tarifas para a China ocorreu como mais uma retaliação na intensificação da guerra tarifária. A China anunciou que adotará tarifas de 84% sobre produtos norte-americanos a partir de quinta-feira, acima dos 34% anunciados anteriormente, informou o Ministério das Finanças.

Os índices acionários norte-americanos saltaram com a notícia e os rendimentos dos títulos deixaram as máximas de mais cedo.

Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ​​ou aceitáveis. Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e USTR, para negociar uma solução para os assuntos em discussão relativos a Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação Cambial e Tarifas Não Monetárias, e que esses países não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, por minha forte sugestão, autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato. Obrigado pela sua atenção a este assunto!“, escreveu Trump em post na rede social Truth Social.