05/02/2019 - 8:34
A famosa rede britânica His Master’s Voice (HMV), que anunciou concordata em dezembro, foi vendida à empresa canadense Sunrise, que pretende reabrir a maioria das lojas da marca.
A HMV foi levada à falência no fim de 2018, pela segunda vez em seis anos, uma consequência das persistentes dificuldades financeiras em um mercado em queda ante a concorrência das plataformas digitais.
A KPMG, designada para administrar a empresa com o objetivo de encontrar um comprador, anunciou em um comunicado a venda para a Sunrise por um valor não revelado.
O grupo canadense, que pertence ao empresário Doug Putman, tem lojas de música no Canadá.
A Sunrise, que conservará a marca HMV, adquirirá 100 lojas no Reino Unido e preservará 1.487 empregos. Vinte e sete unidades serão fechadas, o que significa 455 demissões.
“Estamos felizes de adquirir a empresa mais famosa de música e entretenimento do Reino Unido”, declarou Doug Putman.
O empresário citou ainda um destaque para a venda de vinis, muito apreciados por colecionadores e DJs.
A primeira loja da rede His Master’s Voice foi inaugurada em Londres em 1921. Pertencia a Gramophone Company, que criou o famoso logo de um cachorro escutando um gramofone.
A empresa entrou para a história em 1962 com os Beatles, que assinaram contrato com a EMI, gravadora que pertenceu ao grupo HMV até 1996.