04/03/2021 - 0:03
As autoridades sul-africanas apreenderam centenas de vacinas falsas contra o coronavírus após um alerta global emitido pela Interpol. Cerca de 400 ampolas – o equivalente a cerca de 2.400 doses – contendo a vacina falsa foram encontradas em um depósito, onde oficiais também recuperaram uma grande quantidade de máscaras 3M falsas e prenderam três cidadãos chineses e um nacional da Zâmbia.
+ Saúde assina intenção de compra de vacinas da Pfizer e da Janssen
Em outra operação, a polícia chinesa identificou com sucesso uma rede que vendia vacinas falsificadas, eles invadiram as instalações de fabricação, resultando na prisão de cerca de 80 suspeitos e apreendeu mais de 3 mil vacinas falsas no local.
As prisões ocorreram poucas semanas depois que a Interpol emitiu um aviso Laranja alertando os policiais para se prepararem para as redes de crime organizado que vendem as vacinas contra a Covid-19, tanto fisicamente quanto online.
O alerta também incluiu detalhes e imagens de vacinas genuínas e métodos de envio autorizados fornecidos por empresas farmacêuticas para auxiliar na identificação de frascos falsos.
As investigações continuam e, além das prisões na África do Sul e na China, a Interpol também está recebendo relatórios adicionais de distribuição de vacinas falsas e tentativas de golpes visando órgãos de saúde, como lares de idosos.