O sistema do Ministério da Saúde sofreu novo ataque de hackers na tarde desta segunda-feira (13). De acordo com informações do portal R7, o ataque começou durante a madrugada.

Os alvos foram sistemas internos como intranet, acesso ao e-mail corporativo e a rede, que estão fora do ar. A equipe de tecnologia do ministério passou a tarde tentando identificar o problema e acabar com a vulnerabilidade. Os funcionários não conseguem acessar as informações para a atualização dos números sobre a pandemia de covid-19.  

+Sem acordo, votação de crédito para Auxílio Gás no Congresso é adiada

Em nota, a equipe de tecnologia da pasta informou que está reativando alguns sistemas gradativamente e que tudo deve voltar ao normal até o fim desta segunda-feira. “O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura. Com isso, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta.”

Até a publicação desta nota, o site do Ministério da Saúde estava fora do ar.