15/05/2024 - 16:47
A rede de hamburguerias MrBeast Burger, do famoso youtuber, foi lançada no Brasil nesta quarta-feira, 15, sob o comando da startup colombiana Foodology, que opera marcas de restaurante apenas para o delivery.
Com 258 milhões de inscritos no seu canal do Youtube, Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast, é o maior criador de conteúdo da plataforma de vídeos e o youtuber bem-sucedido do mundo, de acordo com a lista Forbes Top Creators 2023.
Ele criou a rede de hambúrgueres em 2020 na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, junto com amigos. Hoje, a rede está presente também em países da Europa, Oriente Médio, Sudeste Asiático e na América Latina.
A MrBeast Burger funciona apenas por delivery, seja em site próprio ou por plataformas de entrega, e opera por meio de cozinhas já existentes. Esse modo de operação “permite que os donos de restaurantes adicionem uma nova fonte de receita sem impactar a operação”, diz a rede. Na prática, restaurantes, lanchonetes ou empresas de delivery podem fazer parcerias para produzir os hambúrgueres da marca.
No Brasil, os hambúrgueres serão vendidos por meio de aplicativos como iFood e Rappi e produzidos nas cozinhas operadas pela Foodology. Neste primeiro dia de operação, o hambúrguer mais barato no aplicativo custava R$ 24,90.
A empresa trabalha com o modelo de cloud kitchen. Também conhecido como dark kitchen, cozinha comercial ou cozinha fantasma, ele funciona da seguinte maneira: cozinhas comensais são usadas para preparar alimentos para diferentes restaurantes que operam apenas por entrega, sem espaço físico para receber os clientes.
Segundo a Foodology, a expectativa é vender mais de 60 mil hambúrgueres em seu primeiro mês. Os lanches serão preparados nas 14 cozinhas presentes no país, sendo 13 em São Paulo e uma em Curitiba. A startup já havia lançado a marca americana no Peru em agosto do ano passado.