15/07/2021 - 23:30
Depois de ser o primeiro nome em filmes e séries de TV, a Netflix deve entrar no mercado de videogames em 2022. A gigante do streaming contratou recentemente um alto executivo do segmento, indicando a pressa da empresa em entrar para o setor.
De acordo com a Bloomberg, após deixar o Facebook, Mike Verdu ingressará na Netflix como vice-presidente de desenvolvimento de jogos. Ele é famoso por criar jogos para o dispositivo de realidade virtual da rede social, o Oculus. Verdu também trabalhou no Electronic Arts Studio, conhecido por títulos como FIFA e The Sims.
+ Duquesa Meghan lança projeto de TV com foco em garotas para Netflix
A Netflix não tem planos de cobrar mais pelo conteúdo do jogo, diz a agência. Posições adicionais na área de jogos serão abertas ainda este ano para lançar o produto no mercado em até 12 meses. A mudança ocorre depois que marcas na indústria de videogames lançaram produtos que são “Games Netflix”, como o Xbox Game Pass, que reúne vários títulos de diferentes desenvolvedores em uma assinatura mensal.
Além disso, os serviços de jogos em nuvem que não exigem que o usuário “baixe” o conteúdo e salve-o no console estão se tornando cada vez mais populares. Este modelo, mais conhecido por Stadia (do Google) e Luna (da Amazon), permite ao jogador fazer stream do jogo conforme a campanha avança – assim como filmes e séries. No Brasil é Cloud gaming.
Não está claro se a Netflix pretende lançar títulos novos e exclusivos como a Apple faz com o Apple Arcade ou se segue o modelo de negócios que repete com filmes e séries de TV – neste caso, a empresa faria parceria com estúdios para fazer esses jogos trazerem à plataforma de mercado. Também não está claro como será o jogo, seja por meio de um controlador conectado à televisão ou de dispositivos de realidade virtual.