O programa federal para empréstimos a pequenas empresas dos Estados Unidos está passando por sua maior reformulação em décadas. A agência de Administração de Pequenas Empresas (SBA, na sigla em inglês) está simplificando os requisitos de empréstimo, automatizando o processo e expandindo o número de credores não bancários licenciados para emitir empréstimos. As medidas, muitas das quais entram em vigor em 1º de agosto, facilitarão a participação das empresas de tecnologia financeira.

Funcionários da SBA dizem que querem aumentar o crédito para pequenas empresas que lutam para obter financiamento, já que os bancos favorecem empresas maiores. Mas as mudanças – e a decisão de acoplar requisitos mais flexíveis – resultaram em críticas da indústria e de membros do Congresso, que dizem que as revisões podem aumentar a inadimplência.

“Essas são as mudanças mais radicais que já vi em meus 40 anos de carreira”, disse Tony Wilkinson, presidente-executivo da Associação Nacional de Credores Garantidos pelo Governo, um grupo comercial dos atuais credores da SBA. Uma das tarefas mais importantes dos credores é dizer não quando for apropriado, acrescentou, em vez de conceder empréstimos a proprietários de pequenas empresas que eles não podem pagar. Fonte: Dow Jones Newswires.