O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), esteve nesta segunda-feira, 24, em São Paulo (SP) para falar sobre a aprovação da reforma tributária na casa. Ele participou do Almoço-Debate promovido pelo Lide na capital paulista.

Lira afirmou que a reforma “tira Brasil do manicômio tributário” e que espera pela aprovação no Senado Federal logo após o recesso parlamentar.

+ Reforma sobre renda e consumo não visa aumento da arrecadação

“Trabalhamos por um reforma tributária possível. Temos nossos interesses empresariais e pessoais, mas o ceticismo não pode e não deve ser fruto de uma vontade de uma só pessoa. Classe política e empresários contribuíram com esse passo que foi dado por um Brasil menos burocrático. A manutenção da coluna vertebral nós livrará do manicômio tributário que o Brasil vivia até hoje”, completou.

Sobre a reunião do Copom, que acontece no início de agosto, Lira afirma que, com os números do PIB e da inflação, os juros devem cair. “Os números positivos começam a refletir no otimismo do empresariado” disse.

Próximos passos

Após o recesso parlamentar, programado para terminar no início de agosto, a matéria irá para o Senado, onde precisará ser aprovada também por dois turnos e por três quintos da casa, como foi na Câmara.

A reforma se trata de uma complementação do arcabouço fiscal do governo federal, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em junho.

Questionado sobre a tramitação do projeto no senado, Lira se esquivou de responder, mas afirmou que espera que ele seja votado e aprovado ainda no segundo semestre.