O regulador financeiro do Reino Unido abriu uma investigação contra a London Metal Exchange (LME) sobre problemas na negociação do níquel no ano passado, o que pode levar a uma multa para a bolsa.

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) disse que a investigação cobriria a conduta, os sistemas e os controles da LME desde o início de 2022 até a suspensão do comércio de níquel em 8 de março daquele ano. A LME congelou esse mercado depois que um aumento nos preços ameaçou derrubar várias empresas de negociação, que enfrentaram grandes necessidades de caixa.

Uma porta-voz da FCA se recusou a dizer o que motivou a investigação. Ela não cobrirá a ação mais controversa da LME de cancelar algumas negociações importantes.

A Jane Street Global Trading e a gerente de fundos de hedge Elliott Associates estão processando a LME para contestar essa decisão, que ocorreu após a interrupção das negociações.

A LME, uma unidade da Hong Kong Exchanges & Clearing, disse que cooperaria com a investigação. A bolsa disse que também está tomando medidas para fortalecer o mercado de níquel, que continua volátil. Fonte: Dow Jones Newswires.