O rei Charles III, sucessor da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro último, começou a vender a herança que recebeu da mãe. A estimativa é a de que ele já tenha arrecadado cerca de 1 milhão de libras, que dá aproximadamente R$ 6 milhões na cotação atual, em apenas três dias de leilão.

O novo rei vendeu cavalos que faziam parte da criação da mãe, que era apaixonada pelos animais. Ele, entretanto, não desenvolveu mesma admiração pelos bichos e passou a se desfazer de alguns deles.

+Moedas com rosto da rainha Elizabeth II valorizam em sites de venda brasileiros

De acordo com o portal britânico BBC, foram colocados à venda 14 animais que eram da rainha. Os cavalos, alguns deles campeões de corridas, foram a leilão.

Um porta-voz do leilão revelou que a venda de animais não é exclusividade do novo rei, mas costume da realeza. A própria Elizabeth II também teria vendido alguns dos seus animais ao longo de seu reinado.

Com os três dias de leilão, a estimativa é a de que Charles tenha vendido alguns dos animais, de puro sangue, por valor entre 150 mil e 300 mil libras.

Em relação à posse do novo rei, a família real britânica anunciou o dia 6 de maio de 2023 como a data de coroação. O evento acontecerá na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra.

A tradição da cerimônia perdura pelos últimos 900 anos. O Palácio Real ainda anunciou que a rainha consorte Camilla Parker Bowles, esposa do rei, também será coroada durante a cerimônia.