LONDRES (Reuters) – O rei Charles inspirou-se em sua mãe nesta segunda-feira ao comemorar seu primeiro Dia da Commonwealth como chefe simbólico do grupo em serviço religioso na Abadia de Westminster, em Londres, acompanhado por outros membros importantes da família real britânica.

Charles sucedeu sua mãe, a rainha Elizabeth, que morreu em setembro do ano passado aos 96 anos, como chefe do bloco de 56 países que se desenvolveu a partir do Império Britânico.

+Biden quer orçamento de defesa de US$886 bi mirando Ucrânia e futuras guerras

“Tiro grande força de seu exemplo, juntamente com tudo o que aprendi com as pessoas extraordinárias que conheci, em toda a Comunidade, ao longo de tantos anos”, disse ele à congregação.

“A Commonwealth tem sido uma constante em minha vida, mas sua diversidade continua a me surpreender e me inspirar.”

O rei de 74 anos estava acompanhado de sua esposa, a rainha consorte Camilla, e do filho mais velho, o príncipe William, que estava com sua esposa Kate.

Charles participou de uma recepção tradicional maori do lado de fora da abadia, e também um protesto ruidoso de um pequeno número de republicanos, que prometeram tornar suas opiniões conhecidas em compromissos antes de sua coroação em maio.

Uma das maiores organizações internacionais do mundo, a Comunidade Britânica (Commonwealth) sempre foi muito estimada por Elizabeth. Alguns comentaristas dizem que ajudar a manter o bloco e ampliá-lo foi um dos maiores sucessos de seu reinado de 70 anos.

(Reportagem de Reportagem de Michael Holden)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2C0SY-BASEIMAGE