06/05/2022 - 16:31
A Polícia Federal apreendeu cerca de 78 kg de ouro no Aeroporto Estadual de Sorocaba nesta quinta-feira (7). O ouro ilegal pertenceria a Dirceu Frederico Sobrinho, dono da empresa DF Gold e filiado ao PSDB. Ele concorreu como suplente de senador pelo Pará em 2018.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sugeriu em redes sociais que a carga poderia ser utilizada para financiar campanhas eleitorais dos tucanos.
+ Coronel e sargento do Palácio dos Bandeirantes são detidos com 78 kg de ouro
+ Polícia Federal aprende 77 kg de ouro em avião particular
Contudo, segundo a revista Veja, o “rei do ouro” também teria conexões políticas com o governo federal, e teria sido recebido por membros do primeiro escalão do governo Bolsonaro para tratar o garimpo de ouro.
Segundo a matéria da Veja, Frederico Sobrinho se encontrou com o vice-presidente Hamilton Mourão, o ex-ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e comoo o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.
O Ministério Público Federal chegou a pedir a suspensão da empresa de Sobrinho por acusação de extrair mais de uma tonelada de ouro a partir de garimpos ilegais na Amazônia.
Imagine se fossem policiais que comandassem minha equipe de segurança detidos transportando 77kg de ouro?
Dá para desconfiar que podem ser valores para fins eleitorais? pic.twitter.com/2Y1Ja35oPM
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) May 5, 2022
