15/12/2021 - 16:10
A Advertising Standards Authority (ASA), órgão que fiscaliza a publicidade do Reino Unido, proibiu a veiculação de sete propagandas de criptomoedas. A ação foi tomada após a entidade concluir que os anúncios não eram claros sobre os riscos dos investimentos.
O monitoramento de criptoativos, como a moeda digital Bitcoin, é considerada uma das principais atividades da ASA, que estabelece o chamado “alerta vermelho” para publicidades que oferecem risco à população, além de possíveis punições.
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Os mais novos sete integrantes a cair na fiscalização da entidade foram:
- eToro: plataforma de comercialização de criptomoedas e ações.
- Payward: bolsa de criptomoeda.
- Coinburp: plataforma de comercialização de criptomoedas.
- Exmo Exchange: serviço de troca de criptomoedas.
- Coinbase Europe: plataforma de troca de criptomoedas.
- Papa John’s GB: ação promocional na web da rede de pizzarias Papa John’s.
- Luno Money: serviço de troca de criptomoedas.
Vale ressaltar que as empresas não sofreram fiscalização, apenas determinadas ações publicitárias foram analisadas. Segundo a ASA, os responsáveis foram “proibidos por se aproveitarem irresponsavelmente da inexperiência dos consumidores e por não ilustrarem o risco do investimento”.
Objetivo do Alerta vermelho
As medidas e proibições são parte de um projeto, liderado pela ASA, que busca orientar a publicidade britânica com foco em 2022.
“Cryptoassets são uma questão prioritária de alerta vermelho para nós. Os consumidores precisam saber sobre os riscos de investir em criptoassets e as empresas devem se certificar de que seus anúncios não sejam enganosos ou socialmente irresponsáveis”, completou Miles Lockwood, diretor de reclamações e investigações do watchdog, para a rede BBC.