O Reino Unido vai abrir seu programa de vacinação contra o coronavírus para crianças com idades entre 5 e 11 anos, anunciaram nesta quarta-feira (16) os governos regionais, que têm competências na área da saúde.

Seguindo o anúncio feito pelo país de Gales na terça-feira, Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte informaram a ampliação de seus programas de vacinação para esta faixa etária, para a qual o regulador britânico de medicamentos, MHRA, aprovou a vacina da Pfizer no fim de dezembro.

As crianças de 5 a 11 anos poderão receber a injeção a partir de abril com o objetivo de “aumentar a proteção contra possíveis ondas futuras da covid-19, enquanto aprendemos a viver com o vírus”, afirmou o ministro britânico da Saúde, Sajid Javid, responsável por estas decisões para a Inglaterra.

“As crianças sem problemas de saúde subjacentes correm pouco risco de desenvolver a forma grave da covid-19 e a prioridade continua sendo que o NHS”, o sistema de saúde público britânico, “administre vacinas e reforços nos adultos e jovens vulneráveis”, destacou.

Uma das nações mais castigadas pela pandemia, com 160.000 óbitos, o Reino Unido iniciou sua campanha de vacinação contra a covid-19 em dezembro de 2020. Desde então, 91,3% da população maior de 12 anos recebeu uma dose, 85% a segunda e 66% a dose de reforço, segundo os últimos dados oficiais publicados nesta quarta.