23/11/2022 - 1:51
O aumento das temperaturas alimenta a degradação ambiental generalizada na Austrália e uma intensificação dos desastres naturais, alerta um relatório do governo sobre as mudanças climáticas.
O relatório sobre o clima indica que o aquecimento global está derretendo o gelo nas áreas montanhosas da Austrália e contribuindo para a acidificação dos oceanos e o aumento do nível do mar.
Além disso, aponta que as temperaturas médias na Austrália aumentaram 1,47ºC desde que os registros começaram a ser feitos em 1910.
Para o pesquisador climático Ian Lowe o relatório é um alerta “assustador” para um país que depende das exportações de carvão e gás para seu crescimento econômico.
“A magnitude das mudanças mostra que limpar nosso uso de energia é uma prioridade urgente”, disse ele.
A ministra do Meio Ambiente, Tanya Plibersek, comento que “para nosso meio ambiente, para nossas comunidades, este relatório reforça a necessidade urgente de ação climática”.
A Austrália experimentou uma série de eventos extremos nos últimos anos que os especialistas vinculam ao aumento das temperaturas globais: de inundações devastadoras em Sydney, aos terríveis incêndios nos verões de 2019 e 2020, a quatro episódios de branqueamento da Grande Barreira de Coral.
“Essas mudanças estão ocorrendo em um ritmo crescente”, afirma o relatório. “Na última década houve extremos sem precedentes que levaram a desastres naturais agravados pelas mudanças climáticas provocadas pelo homem”, conclui o texto.