O relógio de bolso “Henry Graves Supercomplication”, de Patek Philippe, foi vendido nesta terça-feira, em Genebra, por 21,3 milhões de dólares, anunciou a casa de leilões Sotheby’s.

“É um novo recorde mundial”, comentou o responsável pelo tradicional leilão de relógios em Genebra, organizado conjuntamente pela Christie’s e Sotheby’s, duas casas rivais.

A peça estava avaliada em 15 milhões de dólares.

A conta final para o comprador, presente na sala mas cuja identidade foi preservada, é na verdade de 24 milhões, já que deverá pagar a comissão.

O “Henry Graves Supercomplication” é um relógio com 900 peças, todas feitas à mão, encomendado pelo banqueiro novaiorquino Henry Graves em 1925 ao relojoeiro suíço Patek Philippe, que levou cinco anos para produzi-lo.

“Mais do que um relógio, ele é um ícone do século XX, uma obra que transcende a disciplina da relojoaria e se eleva à categoria de arte”, declarou a Sotheby’s em um comunicado.

O “Henry Graves” foi vendido pela primeira vez em 1999, por 11 milhões de dólares, quando o Time Museum de Rockford fechou e colocou à venda sua coleção de relógios.

O relógio pesa 535 gramas e tem 7,4 cm de diâmetro. “Não é algo que se possa carregar (no bolso), é um relógio que simboliza potência, poder e dinheiro”, disse à AFP um especialista.

Na época foi considerado o relógio mais complexo do mundo, e entre outras coisas é capaz de indicar a hora do nascer e do por do sol em Nova York e o movimento das estrelas vistas a partir da casa do banqueiro.

No total, o relógio tem 24 mecanismos, que exigiram três anos de pesquisa.

O “Graves” era um dos 368 relógios do leilão desta terça-feira, com os quais a Sotheby’s planejava faturar, no total, 22,7 milhões de dólares, o que foi superado por apenas uma peça.

Em um leilão paralelo de joias, a Christie’s vendeu em Genebra um broche de diamantes chamado de “Feuilles de Groseillier” por 2 milhões de dólares.

A joia pertenceu à Eugenia de Montijo (1826-1920), nascida na Espanha e que se tornou imperatriz consorte de Napoleão III.

Entre as outras peças vendidas, um colar de diamantes ao estilo art-déco foi arrematado por 4,4 milhões de dólares.

Um colar excepcional de diamantes e safiras obteve 15,75 milhões de dólares.