Um estudo publicado no site The New England Journal Of Medicine apontou que o uso de semaglutida em adolescentes pode ser bastante eficaz em casos de obesidade. Atualmente, o medicamento já é utilizado em adultos. O ensaio está na fase 3.   

Para avaliar a eficácia do medicamento, os pesquisadores escolheram 201 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos com obesidade ou sobrepeso. Os participantes receberam injeções subcutâneas uma vez por semana de semaglutida 2,4 mg ou placebo, além de receberem aconselhamento sobre nutrição saudável e atividade física durante todo o estudo.

+YouTube ultrapassa 80 milhões de assinantes

O resultado após 68 semanas foi que 72,5% dos participantes que tomaram o remédio alcançaram pelo menos 5% de perda de peso em comparação com apenas 17% daqueles que receberam placebo.

“Os resultados são surpreendentes”, disse o autor sênior do estudo, Silva Arslanian que também é diretor do Centro de Pesquisa Clínica e Translacional Pediátrica e diretor científico do Centro de Pesquisa Pediátrica em Obesidade e Metabolismo do Pitt e do Hospital Infantil UPMC de Pittsburgh. “Para uma pessoa que tem 1,50m de altura e pesa 108kg, a redução média no IMC equivale a perder cerca de 18 kg”, adicionou.

A análise também mostrou que os participantes que tomaram semaglutida tiveram melhorias nos fatores de risco cardiovascular, incluindo circunferência da cintura, açúcar no sangue, colesterol total, lipoproteína de baixa densidade e baixa densidade em triglicerídeos e enzimas hepáticas em comparação com o grupo placebo.