Arte

 

A mostra de pinturas “Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas” custará aos patrocinadores R$ 6,5 milhões. O Banco do Brasil é o principal financiador da mostra, que terá também o Grupo Segurador Banco do Brasil e a Mapfre como copatrocinadoras, além do apoio da Brasilprev, Cielo e BB DTVM. Em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP), de 13 de julho a 23 de setembro, a mostra, que seguirá depois para Brasília, traz ao País 57 obras de Botticelli, Bellini, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano e Lorenzo Lotto (autor da pintura acima), entre outros nomes consagrados. Para trazer esses trabalhos foi necessário fazer um seguro de mais de R$ 600 milhões e a reserva de três aviões.

 

42.jpg

 

 


Esporte


Campeão da publicidade

 

Ao se tornar o primeiro britânico a vencer o Torneio de Wimbledon em 77 anos, o tenista Andy Murray virou o queridinho da publicidade da terra de Sua Majestade Elizabeth II. Patrocinadora do evento desde 1935, a marca de refrigerantes Robinsons atualizou uma propaganda de 2009 que imaginava como seria ver um britânico campeão de novo. 

 

43.jpg

 

 


Propaganda


Os embalos voltaram

 

O astro do cinema americano John Travolta gravou no Rio de Janeiro um co­mercial para a cachaça Ypióca, marca comprada pela Diageo no ano passado. Criado pela DM9Rio, o filme vai promover o reposicionamento da “marvada” e estreia na segunda quinzena de julho.

 

44.jpg

 

 


Tevê


Meninas de ouro

 

Após o sucesso comercial da nova versão da novela infantil Carrossel, o SBT quer repetir a dose com uma refilmagem de Chiquititas, que estreia na segunda-feira 15. A rede de Silvio Santos espera o licenciamento de mais de 350 produtos com as personagens do folhetim. Quatro patrocinadores de Carrossel estarão na nova novela: Lifebuoy, Unilever, Nestlé e Cacau Show.

 

45.jpg

 

 

 

Campanha


Por um novo crédito

 

O banco Santander começa a divulgar nesta semana, em tevê aberta, re­vistas, jornais, rádio e internet, sua nova campanha de sustentabilidade. Com o slogan “Co2mpenso”, o banco vai oferecer mil quilômetros de carbonos compensados para todos os carros cuja compra financiar. O objetivo é estimular o mercado voluntário de créditos de carbono.

 

46.jpg

 

 

 

Bate-papo


Arthur Bender, escritor e consultor de marcas 

 

O gaúcho Bender lançou seu segundo livro sobre comunicação e estratégia de marcas, Paixão e significado de marca. Ele falou à Dinheiro sobre como elas estão mudando:

 

47.jpg

 

Por que as empresas se mostram cada vez mais preocupadas em fortalecer as suas marcas?

Para as companhias só sobrou a opção de competir por preço ou de ter uma marca forte. Há uma grande tendência de concentração em diversos setores. O empresário precisa escolher entre ser vendido para outro grupo ou encontrar uma arena diferente para competir, criando um produto que sirva a um propósito diferente. É o que fazem a Dove e a Natura.

 

Qual é a função de uma marca atualmente?

Existe muito ruído na sociedade. Como consumidores, nós perdemos as referências. As marcas podem ocupar esse espaço, de ser a referência para o mundo caótico em que estamos vivendo. Para que o consumidor possa dizer: “Se tal marca adotou essa postura, ela deve estar certa”.

 

Como usar as mídias sociais para isso?

O que não se pode fazer é cair na armadilha de ficar chamando a atenção a todo custo nas redes sociais. Prefiro a velha e antiga propaganda que assume logo de cara que é propaganda.