01/10/2025 - 17:13
Renata Vichi, atual CEO do Grupo CRM – Kopenhagen e Brasil Cacau – deixará seu cargo após quase três décadas na companhia, dos quais cinco como executiva que liderava a operação. Ela permanecerá no cargo até o fim deste ano de 2025.
+Quanto custa abrir uma franquia da Kopenhagen?
Quem assumirá o cargo de CEO da Kopenhagen e da Brasil Cacau será Fernando Vichi, marido de Renata Vichi e atual Diretor de Operações (COO) da empresa.
A troca ocorre dois anos da aquisição do Grupo CRM pela Nestlé. A decisão de saída partiu de Renata, segundo fontes a par do tema. A executiva deverá passar a empreender, mas ainda não firmou nem divulgou um plano definitivo.
Fernando integrava a operação da empresa há 18 anos e, no passado, já havia sido CFO e CIO do Grupo CRM. Antes disso, teve passagens por AmBev e Kimberly-Clark. O executivo tem um título de mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP).
Renata Vichi integra uma das famílias que já foi dona da companhia. Seu pai, Celso Ricardo de Moraes, comprou a Kopenhagen em 1996.
A executiva possui formação em administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Publicidade e Propaganda pela FIAM-FAAM.
Afora a experiência na empresa da família, integrou também o board da Arezzo&Co entre 2021 e 2024. Renata também passou a integrar o grupo de empresários e executivos que apostam na exposição pública e na criação de uma marca própria – em seu Instagram, soma pouco menos de 120 mil seguidores, criando conteúdo sobre empreendedorismo e seu mercado de atuação.
Em seus 18 anos de Grupo CRM, ocupou as posições:
- Trainee
- Gerente de Marketing
- Gerente de Marketing e Vendas
- Diretora de Operações
- Vice-Presidente
- CEO (desde fevereiro de 2020)
“Ao longo de 30 anos, Renata preservou e ampliou o valor tangível e intangível de marcas centenárias como a Kopenhagen, presentes na vida de gerações de brasileiros. Foi protagonista de inovações que transformaram o setor, liderou campanhas e criou avenidas de crescimento, como o lançamento de Brasil Cacau, democratizando o acesso ao chocolate de qualidade”, diz a nota da Nestlé sobre a saída da executiva.
Kopenhagen segue com foco em expansão de franquias
Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, sinaliza que a nova gestão ‘seguirá empenhada em reforçar ainda mais o sistema de franquias’, considerada uma fortaleza do grupo.
Atualmente a Kopenhagen soma mais de 850 pontos de venda atualmente, ao passo que a Brasil Cacau – mais focada em chocolates de preços menores – tem mais de 500 lojas franqueadas.
Com isso, o Grupo CRM inteiro possui mais de 1,3 mil pontos de venda.
A companhia segue com um ‘plano de expansão arrojado’ em expandir justamente nesta frente, segundo contou a executiva em entrevista ao Dinheiro Entrevista, programa da IstoÉ Dinheiro. No ano anterior, o volume de aberturas foi substancial.
“No ano passado foram 250 novas lojas [Kopenhagen e Brasil Cacau juntas], o que representa um crescimento de 70% ante o ano anterior. Agora em 2025 devemos ter mais novas 200 lojas, uma oferta muito grande, além de novos leads”, disse Vichi.