21/12/2015 - 16:15
A fabricante de automóveis francês Renault anunciou nesta segunda-feira ter concluído a recompra da escuderia Lotus para voltar a competir na Fórmula 1 a partir de 2016, segundo um comunicado do grupo.
“Sexta-feira, 18 de dezembro de 2015, o Grupo Renault e a Gravity Motorsports (…) finalizaram formalmente a aquisição, pelo Grupo Renault, da participação acionária majoritária no capital da Lotus F1 Team Limited”, anunciou a marca em um comunicado.
“O novo nome da escuderia, a estrutura da direção, os patrocinadores da escuderia e outros detalhes serão anunciados durante ato que será celebrado em fevereiro próximo em Paris”, acrescentou o grupo.
O retorno da Renault à Fórmula 1 já tinha sido oficializado em 3 de dezembro passado pelo máximo dirigente do grupo francês, Carlos Ghosn, pondo um fim a vários meses de suspense.
Presente na Fórmula 1 de forma quase ininterrupta desde 1977, com uma escuderia própria ou como fornecedor de motor, a Renault F1 foi campeã mundial em 2005 e 2006 com o espanhol Fernando Alonso.
A Renault ainda contribuiu com os quatro títulos de pilotos e construtores da Red Bull Racing entre 2010 e 2013.
A recompra da Lotus, que estava condicionada às decisões da justiça em Londres porque a Lotus é perseguida pelo fisco britânico, representa um retorno às origens para a Renault, que havia vendido sua equipe de Fórmula 1 à Genii Capital, casa-mãe da Gravity Motorsports, entre 2009 e 2010.
Após concluída a operação, a Renault anunciou que o pessoal mecânico já está trabalhando para deixar os carros preparados para os primeiros testes da pré-temporada, previstos para o final de fevereiro, em Barcelona.
A temporada 2016 começará em 20 de março com o Grande Prêmio da Austrália.
tq/cb/jpr/mcd/mvv