A Renault pretende limitar a velocidade de todos os seus novos veículos em 180 km/h a partir do ano que vem. A iniciativa tem como objetivo ajudar a reduzir acidentes e mortes nas estradas.

De acordo com o Sunday Times, o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, disse, em uma reunião de acionistas na semana passada, que o excesso de velocidade foi responsável por um terço dos acidentes fatais.

+ Elétrico: Renault Zoe 2022 reestilizado chega ao Brasil por R$ 204.990

A montadora quer ainda equipar os novos carros com um sistema de controle automático de velocidade denominado Safety Coach, que ajustará a aceleração do veículo para atender aos limites locais. O sistema levará em consideração variáveis ​​como clima e níveis de atenção do motorista.

Por enquanto, a decisão atinge os novos veículos da marca na Europa e ainda não há informações se a medida irá ser estendida ao Brasil.

Vale destacar que a Renault não é a única a usar essa medida. No ano passado, a Volvo também anunciou o limite de 180 km/h em seus novos carros. Assim como na montadora francesa, a sueca também está preocupada com a segurança no trânsito.