Cientistas revelaram segunda-feira que descobriram um novo “reservatório” de água localizado na superfície da lua. A sonda lunar chinesa Chang’e 5 encontrou e coletou amostras de solo contendo contas de vidro de impacto com “quantidades substanciais” de água, de acordo com um relatório publicado na Nature Geoscience.

As contas de vidro são criadas quando um asteróide atinge a superfície da lua e cria gotículas derretidas, que então congelam e se juntam ao solo e à poeira na superfície da lua, de acordo com os pesquisadores.

+ Reino Unido construirá reator nuclear na lua com fabricante de carros

Eles estimam que as contas de impacto – espalhadas pela superfície da lua – podem conter até 270 bilhões de toneladas de água.

“As contas de vidro de impacto preservam as assinaturas de hidratação e exibem perfis de abundância de água consistentes com a difusão interna da água derivada do vento solar”, diz o estudo.

Embora as origens específicas da água da superfície lunar permaneçam “amplamente desconhecidas”, o relatório teoriza sobre várias fontes potenciais que podem ter “contribuído” para a fonte de água, incluindo: “(1) implantação do vento solar, (2) liberação de voláteis durante o vulcanismo lunar, (3) deposição de depósitos e minerais piroclásticos voláteis e (4) entrega por impactos de cometas e asteroides.”