Depois de divulgar que 24 milhões de pessoas e empresas têm R$ 8 milhões esquecidos nos bancos que podem ser resgatados, o Banco Central criou um novo site às consultas do Sistema Valores a Receber (SVR). O antigo não suportou a demanda de usuários e ficou fora do ar.

O BC informa que a página começa a funcionar em 14 de fevereiro para consultas, com transferências de dinheiro a partir de 7 de março. No entanto, será necessário um cadastro no site ou no aplicativo do Governo Federal (Android o iOS) à transação financeira.

+ BC terá site exclusivo para consulta ao sistema de valores a receber
+ Valores a receber: veja como consultar e resgatar dinheiro “esquecido” em bancos

A conta no gov.br, porém, possui diferentes níveis de segurança. Para acessar o SVR, será necessária uma conta “prata” ou “ouro” – a “bronze” não será aceita. O cadastro é gratuito. Segundo o site do governo, os níveis têm como característica:

– Grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
– Os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados;
– As transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Quem já possui um cadastro no nível bronze, por exemplo, pode logar, no site ou app, e aumentar o nível de segurança no ícone “Selos de Confiabilidade”.

Uma das diferenças entre os níveis é que a conta “bronze” não possui autenticação em duas etapas, o que confere mais segurança nas transações digitais.