25/11/2009 - 8:00
Qual a expectativa de vendas em e-commerce para o Natal?
Passado o susto da crise, o humor do consumidor está muito diferente do do ano passado. As pessoas estavam com medo do endividamento. Com a volta dos sistemas de parcelamento acima de dez vezes, as vendas voltaram a subir. A expectativa é de que o Natal represente um faturamento de R$ 1,63 bilhão, um crescimento nominal de 30% em relação a 2008, quando o setor atingiu R$ 1,25 bilhão em vendas. Com esse resultado, o e-commerce nacional deve fechar o ano com um faturamento de R$ 10,5 bilhões – aumento de 28% em relação ao ano passado.
Quais produtos estarão em alta neste período?
No carrinho virtual dos consumidores não faltarão livros, categoria que historicamente é a líder do setor. Na sequência virão os eletrodomésticos, que devem continuar em alta com a prorrogação do IPI reduzido até final de janeiro. Eletrônicos e Informática também estarão presentes entre os mais vendidos. Já saúde, beleza e medicamentos deverão ser a preferência do público feminino
O que atrai os consumidores a fazer compras pela internet?
A internet tem o melhor preço, o sistema de pagamento parcelado mais flexível e, muitas vezes, a vantagem da isenção de frete. Além disso, a ferramenta permite ao consumidor evitar as filas das lojas em shoppings e os estacionamentos lotados.
Prateleira
TV LIVE BORDERLESS SL90 –da LG. Tevê de LED LCD com 2,9 cm de espessura. Permite conectividade via bluetooth e gravação de conteúdo da tevê aberta em um HD externo. A partir de R$ 5.999
TH-65VX100 – da Panasonic. Tevê de plasma full HD com tela de 65 polegadas. Possui gerenciamento de cores avançado, com 7,1 mil níveis de gradação. Por R$ 32 mil
Atraso digital
Na era digital, a maioria das empresas paulistas nunca usou a internet para fazer negócios. É o que aponta um estudo inédito elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Dos 1,2 mil empresários entrevistados, apenas 36% realizam transações comerciais pela rede e 64% ainda se encontram ausentes desse universo. No comércio, 67% das lojas ainda não aderiram ao e- commerce.
Serviço Serviço
Até o final do ano, as pessoas vão se deparar com um totem do Banco do Brasil em farmácias, bancas de jornais e lotéricas. As máquinas permitirão aos correntistas fazer consultas de saldo, transações e aquisições de planos de previdência. A estratégia é inserir os serviços bancários no dia a dia dos usuários de baixa renda e atrair os 100 milhões de brasileiros que não possuem conta-corrente no País. Além disso, o Banco do Brasil irá lançar o serviço “torpedo de ação reversa”, que permite solicitar via SMS extratos, a localização de uma agência ou a cotação de um seguro.