Qual a importância da computação em nuvem para o setor público?
Os benefícios vão desde a melhora no gerenciamento de dados até a implementação de funcionalidades das cidades inteligentes. Nós disponibilizamos os dados para que o público possa descobrir, acessar e utilizar a Internet das Coisas para os mais diversos fins.

As cidades brasileiras estão atrasadas no uso da tecnologia?
Todas as cidades têm potencial para se tornarem cidades inteligentes. Vemos um crescimento veloz na adoção de tecnologias baseadas na nuvem no Brasil. Há uma compreensão crescente de que, ao investir nessas ferramentas, os municípios podem se beneficiar com um menor custo para a implementação de projetos de tecnologia da informação, mais segurança e poder de processamento.

São Paulo é a principal cidade brasileira nesse contexto?
A capital paulista tem dado passos largos nessa direção, principalmente com a ajuda dos recursos baseados em nuvem da Amazon Web Services. Existem diversas startups que estão desenvolvendo iniciativas junto ao governo local para trazer essas funcionalidades para São Paulo. Esses projetos vão melhorar a qualidade de vida dos moradores em muitas áreas, como segurança, saúde, educação e transporte.

(Nota publicada na Edição 1039 da Revista Dinheiro)