René Abe, CEO da divisão brasileira da Rakuten, conglomerado japonês que atua com serviços voltados para o e-commerce

O consumidor brasileiro ainda tem medo de realizar compras online?
O brasileiro superou a fase da insegurança e está mais preparado para se relacionar com o comércio eletrônico. A maturidade dos lojistas aliada à evolução das plataformas de segurança para o pagamento eletrônico foram alguns dos fatores que contribuíram para isso.

Como o senhor avalia os meios de pagamento atuais? Eles são realmente seguros?
Além da fiscalização do Banco Central, as empresas precisam investir em tecnologia e estruturas econômicas robustas que garantam que os lojistas vão receber o dinheiro dos compradores. Hoje, as empresas sérias desse mercado têm alto nível de sofisticação. Elas conseguem entregar o resultado que os lojistas e os empreendedores brasileiros que trabalham na internet precisam.

Mercado Pago e PayPal se consolidaram como meios de pagamento seguros e populares no Brasil nos últimos anos. Ainda há espaço para nova empresas nesse segmento?
Eu costumo dizer que qualquer setor sempre possui espaço para a inovação. Esse é um mercado em acelerada expansão e as soluções desenvolvidas atendem a finalidades e públicos diferentes. O Rakuten Pay, por exemplo, conta com uma plataforma que agrega pagamentos e gerenciadores de vendas e de programas de fidelidade em um único lugar.

(Nota publicada na Edição 1040 da Revista Dinheiro)