29/03/2018 - 18:00
Quais os maiores obstáculos para uma startup brasileira ultrapassar o valor de US$ 1 bilhão e se transformar em um unicórnio?
O maior desafio é gerenciar um negócio de alto índice de crescimento levando em consideração taxas de juros elevadas, uma legislação complexa, e questões trabalhistas e burocráticas. Vale lembrar que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo.
A questão logística vem sendo uma grande dor de cabeça para o e-commerce brasileiro. Como lidar com esse problema?
No caso da Evino, foi preciso realizar um grande aporte em nossos sistemas de gerenciamento de estoque e de armazenamento logístico. Para não ficarmos dependentes dos Correios, distribuímos nossa operação em quatro transportadoras independentes. Hoje, apenas 1% de nossas entregas são feitas pela estatal.
O que falta para as empresas brasileiras que atuam com e-commerce chegarem ao mesmo patamar de companhias estrangeiras?
Países como os EUA e a China possuem uma forte infraestrutura de comércio eletrônico. Na China, por exemplo, as vendas online já representam 22% do varejo. Isso ocorre porque o sistema logístico deles é muito eficiente e as entregas são feitas em até 24 horas. Por aqui, o mercado deve triplicar de tamanho nos próximos anos. Para isso, é preciso investimentos em logística.