03/10/2014 - 20:00
O processo de consolidação do varejo de moda no País deu um importante passo na semana passada. Na quinta-feira 2, o grupo varejista de vestuário Restoque, com sede em São Paulo, dono das marcas Le Lis Blanc, John John, Bô.Bô e Rosa Chá, anunciou a incorporação de 100% das ações da catarinense Dudalina, famosa por suas camisas e Empresa do Ano no anuário As Melhores do Middle Market, da DINHEIRO, em 2013. O pagamento será feito através de emissão de novas ações, no valor de R$ 1,7 bilhão. A compra gera uma das maiores varejistas de moda do País, com receita líquida de R$ 1,15 bilhão, no ano passado. Só no primeiro semestre deste ano, as duas empresas totalizaram mais de R$ 573 milhões em faturamento.
A aquisição traz uma série de ganhos e sinergias, segundo a Restoque, principalmente nas áreas de logística, canais de venda e administrativa. “A marca Dudalina é complementar às atuais marcas da Restoque e permite uma diversificação no perfil de clientes”, diz a empresa, em comunicado ao mercado. “As margens são semelhantes.” O empresário Livinston Bauermeister, atual presidente da Restoque, e Sonia Hess, comandante da Dudalina, vão permanecer à frente das respectivas operações. O conselho de administração será ampliado para nove membros, quatro da Dudalina e cinco da Restoque.
Em dezembro do ano passado, Sonia havia vendido o controle da Dudalina para os fundos de investimento Warburg Pincus e Advent International. Com a fusão, as empresas de private equity permanecerão no negócio, recebendo novas ações emitidas pela Restoque. Após a operação, os fundos se tornarão os maiores acionistas da empresa, com 50% do seu capital. Procuradas pela reportagem da DINHEIRO, Restoque e Dudalina não comentaram a operação. Para Heloísa Omine, sócio-diretora da consultoria de varejo de moda R2E by Shopfitting, a notícia é positiva. “A junção melhora o cenário do varejo de moda brasileiro no contexto internacional”, afirma a especialista.