14/11/2025 - 15:16
Os organizadores e patrocinadores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 comemoram os resultados obtidos pelo evento, realizado de 7 a 9 de novembro. Segundo Francisco Mattos, diretor-executivo da MC Brazil Motorsport, promotora do GP, a edição de 2025 alcançou números impressionantes.
Pelos seus cálculos, as arquibancadas e os bastidores do Autódromo de Interlagos receberam 303.627 pessoas, o quinto recorde de público consecutivo. A movimentação econômica registrou R$ 2,3 bilhões, um crescimento real de 9,7% em relação a 2024, já descontada a inflação.
“Desse total, cerca de R$ 1,4 bilhão foi em impacto direto e R$ 900 milhões, em impacto indireto. O Índice de Alavancagem Econômica (IAE) mostra que cada R$ 1,00 investido no GP São Paulo traz de retorno R$ 7,14 à economia local”, afirma Mattos. “A geração de empregos também bateu recorde, com 23,7 mil postos de trabalho criados em virtude do evento.”
O executivo acrescenta que a atividade turística foi intensa, alcançando praticamente a ocupação total da rede hoteleira. De acordo com seu levantamento, 75% do público presente ao GP não reside na capital paulista, sendo 40% de outros Estados brasileiros, 17% de estrangeiros e 18% do interior e da Região Metropolitana de São Paulo.
“A exposição global da cidade de São Paulo na mídia alcançou a marca de US$ 516,6 milhões (aproximadamente R$ 2,7 bilhões), maior valor da história”, diz Mattos. “Esse impacto se dá principalmente através de broadcast, digital e mídias impressas, solidificando o GP São Paulo como evento de destaque global.”
Conforme os organizadores, o sucesso do GP São Paulo é resultado direto da sólida relação com seus patrocinadores e fornecedores, “empresas que compartilham valores de inovação, excelência, sustentabilidade e experiência ao público”.
O principal patrocinador do GP São Paulo de F1 é a MSC Cruzeiros, que dá nome oficial ao evento. Em 2025, a edição contou com o apoio da Qore, Porto, Claro, Raízen, Sancta Maggiore, Claro Empresas, Puma e Richards, entre outras companhias.
“Estar presente no GP São Paulo 2025 vai muito além de uma ação de branding: é uma plataforma de relacionamento, geração de negócios e presença qualificada em um dos nossos principais segmentos, o turismo. Essa parceria reforça o alinhamento da Qore Investimentos com performance, inovação e resultados sustentáveis, valores que norteiam nossas operações no mercado financeiro”, afirma Adriana Noguti, diretora de Comunicação e Marketing da RTSC Holding, grupo ao qual pertence a Qore, que administra mais de 60 fundos de administração fiduciária, somando ativos superiores a R$ 10 bilhões.
