31/12/2021 - 12:11
Até domingo (2), principalmente na noite desta sexta-feira (31), a previsão é de chuvas e tempestades em partes das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem ocorrer no norte, centro e leste de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais (com exceção do norte e nordeste), norte de São Paulo, Região Serrana e sul do Rio de Janeiro.
As tempestades isoladas podem ser acompanhadas de rajadas de ventos, descargas elétricas e possível queda de granizo.
+ Projeção para 2022: fim do governo Bolsonaro será o melhor Auxílio Brasil
Previsão do Climatempo por região entre a noite do dia 31 de dezembro e as primeiras horas do dia 1 de janeiro:
Região Sul
A região Sul é a que terá as melhores condições de tempo para aproveitar a noite do dia 31 e as primeiras horas do dia 1. Não há previsão de chuva e o céu fica aberto em Porto Alegre e na ilha de Florianópolis. Em Curitiba podem ocorrer pancadas rápidas e o tempo fica fechado.
Região Sudeste
Há possibilidade de chuva em toda a região, mas algumas áreas merecem atenção. Belo Horizonte é a capital brasileira com maior risco de tempestades severas ao longo dos dias 31 e 1, inclusive na hora da virada. Há condição de temporais, altos acumulados e transtornos na capital mineira devido o elevado volume de água.
No Rio de Janeiro há possibilidade de chuva na queima de fogos de Copacabana. Podem ocorrer pancadas a qualquer momento da sexta-feira, 31 e do sábado, dia 1, com condições favoráveis para formação de pontos de alagamentos e alguns transtornos na capital fluminense.
Em São Paulo e Vitória chove ao longo do dia, mas a chuva diminui pela noite. Na hora da virada, há chance de chuva nas duas capitais e o céu fica nublado na capital paulista.
Região Centro-Oeste
Brasília e Goiânia em alerta para chuvas fortes e temporais no momento da entrada de 2022. Em Cuiabá chove ao longo do dia, a chance de chuva durante a noite é baixa. Em Campo Grande não chove na noite de 31 e primeiras horas do dia 1.
Região Nordeste
Na Bahia, as precipitações perdem força em todo o litoral do estado e a virada do ano deve ser de tempo aberto em Salvador e em todos os municípios costeiros. Também não há risco de chuva nas capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Em Fortaleza pode chover pouco na hora da virada. O risco de chuva é alto em São Luís e Teresina.
Região Norte
A chuva não dá trégua na região norte. Nas capitais Rio Branco, Boa Vista e Porto Velho as chances para pancadas são baixas. Em Manaus, Belém Macapá e Palmas o risco para chuva é alto durante a virada do ano.