31/10/2025 - 10:17
Ponto alto do extenso périplo asiático cumprido pelo presidente americano Donald Trump, o encontro com seu homólogo chinês Xi Jinping, na quinta-feira, 30, trouxe para o palco global o debate em torno das terras raras.
No encontro, Trump e Jinping acertaram pendências e atenuaram as tensões em torno das exportações desses minérios da China para os Estados Unidos. Trata-se de um conjunto de elementos minerais de refino complexo cruciais para os setores de defesa, energia, automóveis e eletrônicos em geral.
Hoje, o maior produtor mundial dessas matérias-primas é a China, daí a queda de braço com os Estados Unidos .Apesar da disputa sino-americana, o Brasil tem papel importante nesse jogo, pois detém a segunda maior reserva do planeta, distribuída em vastos depósitos em Minas Gerais e Goiás. No entanto, o país ainda carece de tecnologias para exploração e refino e desenvolvê-las envolve tempo e substancial volume de recursos.
Há atalhos, como parcerias internacionais envolvendo acordos de exploração com transferência de tecnologia, mas também com seus custos e implicações de longo prazo. Frente a um cenário promissor, cabe ao Brasil fazer as melhores escolhas com vistas ao futuro
A nova edição da revista IstoÉ Dinheiro traz ainda a expansão da MBRF (fusão de Marfrig e BRF) no mercado árabe, uma entrevista exclusiva com o presidente da Oracle Brasil, Alexandre Maioral, e a disputa de startups russas para conquistar os usuários de patinetes elétricos.
Leia essa e outras edições de IstoÉ Dinheiro (PDF) em revista.istoedinheiro.com.br.
