A revista Time elegeu nesta segunda-feira (13) o bilionário Elon Musk como a personalidade do ano de 2021. Dono da Tesla e da agência espacial SpaceX, Musk foi o primeiro homem a superar a fortuna de U$ 300 bilhões, tornando-se o mais rico da história moderna.

A publicação destaca que a votação elege a personalidade mais influente do ano, para o bem ou para o mal. “A pessoa do ano é um marco de influência, e poucos indivíduos tiveram mais influência na vida do Planeta Terra do que Musk”, diz a revista.

+ Elon Musk vende US$ 1 bilhão em ações da Tesla; total quase chega a US$ 12 bi
+ Elon Musk pretende inserir chips cerebrais em seres humanos 

Neste ano, a montadora de veículos elétricos Tesla ultrapassou U$ 1 trilhão em valor de mercado, uma das únicas do mundo com esse valor ao lado da Apple, Microsoft, Alphabet (controladora do Google) e Amazon.

As personalidades do ano da Time em 2020 foram o presidente Joe Biden e sua vice, Kamala Harris. Em 2019, ganhou a ativista sueca Greta Thunberg, então com 16 anos, a mais jovem a ser eleita pela publicação.

A Time também elegeu a ginasta Simone Biles, favorita que se recusou a participar de algumas provas nos Jogos Olímpicos de Tóquio devido a motivos psicológicos, como atleta deste ano.

Na última semana, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) foi o mais votado através de uma enquete online da revista sobre a personalidade do ano. Bolsonaro foi escolhido por 24% dos 9 milhões de votos computados entre internautas, que ainda elegeram o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em segundo lugar. A votação tem caráter unicamente consultivo e, diferente das fake news que circularam nos últimos dias, não elegeu Bolsonaro como personalidade do ano da Time.