A ginasta norte-americana Simone Arianne Biles foi eleita a atleta do ano de 2021, pela revista TIME. Biles foi uma das personagens da Olimpíadas de Tóquio neste ano, ao abrir um debate importante sobre saúde mental e a pressão sobre atletas.

A influência de um atleta é cada vez mais notada pelo público. Os esportes têm olhado muito mais para as questões sociais, deixando de se limitar a vitórias e derrotas. Em 2020, por exemplo, atletas dos mais variados esportes entraram em cena, de maneira ativa, após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos.

+Criador do Super Nintendo, Masayuki Uemura morre aos 78 anos

Já neste ano, atletas, como Simone Biles, passaram a se posicionar mais sobre questões emocionais, impulsionando o debate sobre saúde mental no esporte e no dia a dia. O passo dado por Biles fez com que diversos outros atletas falassem sobre o assunto publicamente.

Durante a competição, realizada em Tóquio, Simone Biles abriu mão da disputa pelo ouro na final individual da ginástica artística. A atleta de 24 anos alegou que precisava preservar a sua saúde mental.

Simone Biles também foi premiada pela Revista People

Não é a primeira vez que Biles recebe um reconhecimento deste tipo. A revista People, há pouco mais de uma semana, elegeu a atleta norte-americana como uma das personalidades de 2021. O motivo também foi o levantamento da discussão e sua coragem em falar de saúde mental em um ambiente onde isso é tão importante, e pouco comentado, como dos atletas.